Hoje é dia de começar o texto te mostrando na prática o que é padrão mental. Fala a verdade para mim, você quando leu o título desse texto pensou que ser um líder H seria ser um líder do gênero masculino ou mais do que isso, com características masculinas?

Se sua resposta foi sim, o que você fez foi buscar na sua caixa de registros mentais o que a letra H poderia representar para você. Tudo bem você remeter a liderança ao sexo masculino, mas hoje eu vou te apresentar uma nova teoria sobre a essência do novo líder, o líder da nova era.

Quando falei para você sobre o líder H estava me referindo aos “4 H`s” que irão fazer a diferença na sua performance:

1 – Heart – coração

2 – Head – cabeça

3 – Hand – mãos

4 – Home – casa

Na tradução mais básica seria isso, porém vou explorar um pouco mais o tema com você.

Em minha visita em Harvard na conferência anual do instituto de coaching em 2018, a teoria dos 4`H foi um dos temas que mais tive oportunidade de ver.

As maiores autoridades do mundo quando o assunto é liderança discutiam naquele congresso qual é o verdadeiro papel do líder diante do processo tão inovador e acelerado que a revolução digital nos propõe.

O grande aprendizado sobre o tema foi que nos processos tecnológicos e todo seu avanço com inteligência artificial entre tantos outros, nos tornam mais humanos e na essência o que precisamos desenvolver novas competências como os “4H’s” acima mencionados.

O primeiro “H” nos remete ao coração que traduz o espírito, intuição, sentimentos, intenção, propósito, enfim todo entusiasmo e amor que você precisa ter ou desenvolver para ser líder da sua própria vida e liderar outras pessoas. O líder que tem o “H” do Heart ele passa a ser inspiração, ganha seguidores fiéis e consequentemente deixa um legado.

O segundo “H” é a cabeça, a mente traduz a nossa capacidade de aprender todos os dias com todas as coisas. Esse H diz a você líder, que se existe algum padrão mental que não cabe mais na nova era, ele pode ser mudado e nossa capacidade de co-criar e expandir intelectualmente é  grandiosa. O desafio é alinhar o que você constrói na mente e no coração, esses dois precisam ter congruência.

O terceiro “H” refere-se à importância da ação, ou seja, mãos à obra. Sim, isso mesmo, a sua capacidade de agir, fazer, não se esconder no título de líder.

Trás a sua responsabilidade de fazer juntos e ser exemplo.

Por último e não menos importante, pelo contrário, de extrema relevância temos o “H” da casa. Todos seus liderados precisam saber que tem uma comunidade segura onde possam retornar. Em uma pesquisa feita nos Estados Unidos perguntou-se aos entrevistados qual o ambiente que você se sente mais seguro e sem dúvidas, a resposta que saiu na frente com mais de 87% dos votos foi: – HOME. De fato esse é o grande desafio do líder do século XXI, transformar o ambiente de trabalho tão seguro e atrativo como a casa, construir uma comunidade segura e engajada para contribuir com o crescimento integral de todos.

E agora que você já sabe o que é ser um líder “H”, qual dessas competências você precisa desenvolver? Qual desses “H`s” você entende que está impactando hoje na sua liderança?

Estarei lançando um programa em fevereiro do qual serão selecionado 5 (cinco) líderes que desejam desenvolver as competências que o século XXI exige.

Nesse programa criaremos uma comunidade onde estarei conduzindo essas pessoas durante todo o primeiro semestre de 2019 e, além disso, estarei construindo pontes de conhecimento com todo o meu networking.

Então fique atento para os meus próximos Posts e Lives que farei, onde compartilharei maiores detalhes.

Vamos com tudo e vamos felizes.

Como ser um líder H
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat